Jump to section

Serviços de nuvem gerenciados

Copiar URL

Os serviços de nuvem consistem em infraestrutura, plataformas ou software hospedados por fornecedores terceirizados e disponibilizados aos usuários via Internet. 

Eles viabilizam o fluxo de dados de usuários de clientes de front-end (por exemplo, servidores, tablets, computadores, laptops e qualquer outro hardware utilizado por usuários) para os sistemas de provedores e vice-versa pela Internet. Os serviços de nuvem promovem a criação de aplicações nativas em nuvem e a flexibilidade de trabalhar na nuvem. Os usuários podem acessar os serviços de nuvem usando apenas um computador com sistema operacional e conexão com a Internet.

Modernize your IT with managed cloud services

Modernize a TI com serviços de nuvem gerenciados

Todas as infraestruturas, plataformas, softwares ou tecnologias acessadas por usuários pela Internet, sem a necessidade de fazer o download de nenhum outro software, podem ser considerados serviços de cloud computing, incluindo as soluções "como serviço" abaixo.

As soluções de infraestrutura como serviço (IaaS) oferecem aos usuários recursos de computação, rede e armazenamento.

As soluções de plataforma como serviço (PaaS) oferecem aos usuários uma plataforma na qual aplicações são executadas, além de toda a infraestrutura de TI necessária para que funcionem.

As soluções de software como serviço (SaaS) oferecem aos usuários essencialmente uma aplicação em nuvem, a plataforma de execução e a infraestrutura subjacente.

As soluções de função como serviço (FaaS) são modelos de execução orientados a eventos que permitem aos desenvolvedores criar, executar e gerenciar pacotes de apps como funções, sem a necessidade de fazer manutenção da infraestrutura.

As nuvens são ambientes de TI que abstraem, agrupam e compartilham recursos escaláveis em uma rede. Elas viabilizam a cloud computing, a qual é a execução de cargas de trabalho dentro desse tipo de ambiente. As nuvens são um tipo de PaaS, porque o hardware e uma plataforma de software de aplicações são oferecidos por terceiros.

Cloud services for cloud-native development

Serviços gerenciados para desenvolvimento nativo em nuvem

Como todas as outras soluções de TI, os serviços de nuvem dependem de hardware e software. No entanto, diferente das soluções de hardware e software tradicionais, os usuários só precisam de um computador, uma conexão de rede e um sistema operacional para acessar serviços de nuvem.

Ao fornecer aos usuários uma infraestrutura de nuvem, os provedores de serviços de nuvem separam os recursos de computação dos componentes de hardware. Por exemplo:

  • Capacidade de processamento separada das unidades centrais de processamento (CPUs)
  • Memória ativa separada dos chips de memória de acesso aleatório (RAM)
  • Processamento gráfico separado das unidades de processamento gráfico (GPUs)
  • Disponibilidade de armazenamento de dados separada de data centers ou discos rígidos

Normalmente, essa abstração é feita pela virtualização e máquinas virtuais. Após separados, os componentes de armazenamento, computação e rede são entregues aos usuários pela Internet como uma infraestrutura, ou seja, uma IaaS. Esse tipo de serviço em nuvem resultou no surgimento do armazenamento em nuvem, usado para armazenar o big data como parte da tecnologia de Internet das Coisas (IoT). A RackSpace é um exemplo de provedor de IaaS.

Os provedores de serviços em nuvem também podem usar os recursos de hardware que possuem para criar plataformas em nuvem, que são ambientes online nos quais usuários podem desenvolver códigos ou executar aplicações. Criar uma plataforma em nuvem exige mais do que apenas abstrair os recursos computacionais dos componentes de hardware, conforme feito no serviço de infraestrutura de nuvem. As plataformas em nuvem precisam de um grau maior de desenvolvimento para incorporar tecnologias como conteinerização, orquestração, interfaces de programação de aplicações (APIs), roteamento, segurança, gerenciamento e automação. O projeto da experiência de usuário (UX) também é um fator importante a considerar ao criar o esquema de navegação online.

As plataformas em nuvem são um tipo de PaaS. E quando os componentes de infraestrutura que compõem uma PaaS são altamente escaláveis e compartilháveis, a solução pode ser considerada uma nuvem. Os melhores exemplos de nuvens PaaS são as nuvens privadas gerenciadas e as nuvens públicas.

Provedores de nuvem pública

Os provedores de nuvem pública abstraem as próprias infraestruturas, plataformas ou apps do hardware que possuem, agrupam tudo em data lakes e os compartilham com vários locatários. Eles também podem oferecer serviços de nuvem pública, como gerenciamento de API, sistemas operacionais baseados em nuvem ou bibliotecas de templates de desenvolvimento conhecidos como frameworks. Algumas nuvens públicas conhecidas são: Alibaba Cloud, Microsoft Azure, Google Cloud, Amazon Web Services (AWS) e IBM Cloud.

Nuvens privadas gerenciadas

Os provedores de nuvem privada, também conhecida como nuvem privada gerenciada, oferecem aos clientes uma nuvem que é implantada, configurada e gerenciada por terceiros. Essa é uma opção que auxilia as empresas com poucos funcionários ou com equipes de TI sem a qualificação necessária para oferecer infraestrutura e serviços de nuvem privada adequados aos usuários.

O último serviço em nuvem amplamente adotado é uma aplicação web completa, conhecida como software de nuvem ou SaaS. Esse tipo de solução exige o mais alto investimento em desenvolvimento porque o provedor de nuvem está literalmente oferecendo uma app online aos clientes.

O software de nuvem pode ser entregue usando uma abordagem nativa em nuvem, a qual é uma arquitetura de aplicações que combina microsserviços pequenos, independentes e levemente acoplados. Vários microsserviços podem ser empacotados em containers Linux® individuais gerenciados por um mecanismo de orquestração de containers como Kubernetes ou Red Hat® OpenShift®. O produto final é uma app em nuvem que pode ser otimizada pelo microsserviço sem afetar outros microsserviços que, juntos, compõem toda a aplicação.

 

O Red Hat Cloud Services inclui uma plataforma gerenciada e hospedada, aplicações e data services que aceleram o tempo para retorno e ainda reduzem os custos e a complexidade operacionais da disponibilização de aplicações nativas em nuvem. A parte principal do Red Hat Cloud Services é composta por edições de serviços de nuvem do Red Hat OpenShift, disponíveis como plataformas de aplicações prontas para uso dos maiores provedores de nuvem. As organizações podem criar e escalar aplicações com confiança, usando uma experiência simplificada entre serviços e ambientes de nuvem híbrida, enquanto a Red Hat gerencia o restante.

ROSA and AWS logo lockup

Introdução ao ROSA

Tenha uma experiência hands-on com o Red Hat® OpenShift® Service on AWS (ROSA).

Visite o hub de aprendizagem do ROSA

Conheça a fundo o ROSA e solucione problemas com materiais e ferramentas de aprendizagem.

Leitura recomendada

ARTIGO

O que é gerenciamento de nuvem?

Saiba mais sobre as características do gerenciamento de nuvem e como uma plataforma específica para essa finalidade pode ajudar sua empresa.

ARTIGO

O que são serviços de TI gerenciados?

Serviços gerenciados são uma forma de transferir tarefas gerais para um especialista, de modo a reduzir custos, melhorar a qualidade do serviço ou liberar equipes internas para que possam realizar tarefas específicas da sua empresa.

ARTIGO

O que são serviços em nuvem?

Os serviços em nuvem consistem em infraestrutura, plataformas ou software hospedados por fornecedores terceirizados e disponibilizados aos usuários via internet.

Leia mais sobre cloud computing

Soluções Red Hat

Uma plataforma para virtualização de hardware que organiza esses recursos em nuvens.

Uma plataforma empresarial de aplicações em container Kubernetes com um stack completo de operações automatizadas para gerenciar implantações de nuvem híbrida, multicloud e edge computing.

Os consultores estratégicos da Red Hat fornecem uma visão geral da sua organização, analisam os desafios e ajudam a superá-los com soluções abrangentes e econômicas.

Conteúdo adicional

VÍDEO - THE SOURCE TV

O futuro da nuvem: a evolução das soluções cloud

Aprenda mais sobre a evolução e o futuro das soluções em nuvem com os especialistas da Red Hat

Ebook

Tecnologia nativa em nuvem e a nuvem híbrida: um guia estratégico

Treinamentos Red Hat

Treinamento gratuito

Red Hat OpenStack Technical Overview