Illustration of man developing on his laptop with clouds in the background
Jump to section

O que é infraestrutura de nuvem?

Copiar URL

A infraestrutura de nuvem é um termo que descreve os componentes necessários para a cloud computing, incluindo hardware, recursos abstraídos, armazenamento e funcionalidades de rede. Pense nela como as ferramentas necessárias para criar uma nuvem. Para hospedar serviços e aplicações na nuvem, você precisa ter uma infraestrutura de nuvem.

Uma tecnologia ou processo de abstração, como a virtualização, são usados para separar recursos do hardware físico e agrupá-los em nuvens. Com o software de automação e as ferramentas de gerenciamento, você aloca esses recursos e provisiona novos ambientes para que os usuários tenham o acesso necessário no momento certo.

A infraestrutura de nuvem é formada por vários componentes, todos integrados entre si em uma única arquitetura compatível com as operações dos negócios. Uma solução comum inclui componentes de hardware, virtualização, armazenamento e rede.

O termo "infraestrutura de nuvem" descreve o sistema completo de cloud computing considerando todos os elementos em conjunto, além das próprias tecnologias individuais.

Hardware

Talvez você pense que as nuvens são virtuais, mas elas precisam do hardware como parte da infraestrutura.

Uma rede de nuvem será composta por uma variedade de hardware físico distribuído em diversas localizações geográficas.

O hardware inclui equipamentos de rede, como switches, roteadores, firewalls, balanceadores de carga, matrizes de armazenamento, dispositivos de backup e servidores.

A virtualização conecta os servidores entre si, separando e abstraindo recursos para que eles sejam acessíveis aos usuários.

Virtualização

A virtualização é a tecnologia que cria uma separação entre as funções/serviços de TI e o hardware.

No hardware físico, é necessário instalar um software chamado de hipervisor, responsável por abstrair os recursos da máquina, como memória, potência de computação e armazenamento.

Quando esses recursos virtuais são alocados em pools centralizados, eles são considerados como nuvens.

Com as nuvens, você tem as vantagens do acesso por autoatendimento, escalabilidade automatizada de infraestrutura e pools de recursos dinâmicos.

Armazenamento

Em um data center, os dados podem ser armazenados em vários discos em uma única matriz de armazenamento. A gestão de armazenamento assegura que o backup dos dados seja feito corretamente, que os backups antigos sejam removidos regularmente, e que os dados estejam indexados para recuperação em caso de falha em algum dos componentes de armazenamento.

A virtualização abstrai o espaço de armazenamento dos sistemas de hardware para que ele possa ser acessado pelos usuários como armazenamento em nuvem.

Quando o armazenamento é transformado em um recurso de nuvem, é possível adicionar ou remover unidades, reaproveitar o hardware e responder às mudanças sem provisionar manualmente servidores individuais de armazenamento para cada nova iniciativa.

Rede

A rede é formada por fios, switches, roteadores e outros equipamentos. A rede virtual é criada com base nesses recursos físicos.

Uma rede em nuvem comum é composta por múltiplas sub-redes, cada uma com um nível diferente de visibilidade. A nuvem possibilita a criação de redes locais virtuais (VLANs) e atribui endereços estáticos e/ou dinâmicos a todos os recursos da rede conforme necessário.

Os recursos de nuvem são fornecidos aos usuários por meio de uma rede, como Internet ou Intranet. Assim, é possível acessar aplicações e serviços em nuvem remotamente sob demanda.

Os elementos básicos da infraestrutura de nuvem são os mesmos, seja em uma nuvem privada, pública ou combinação de ambas.

Para começar a usar qualquer um dos tipos de cloud computing, você precisa de uma infraestrutura de nuvem. É possível criar uma nuvem privada por conta própria usando recursos personalizados. Se preferir, alugue a infraestrutura de nuvem de um provedor para usar a nuvem pública se não quer configurá-la por conta própria. 

A arquitetura de nuvem é a forma como tecnologias individuais são integradas para criar ambientes de cloud computing. Ou seja, como todos os componentes de uma nuvem são conectados, como hardware, recursos virtuais, redes, sistemas operacionais, middleware, automação, gerenciamento, containers e muito mais.

Como a infraestrutura de nuvem é a ferramenta necessária para desenvolver uma nuvem, a arquitetura é referência de como isso será feito. É como construir uma casa. Você precisa de materiais e de uma referência (a planta). Sem ela, você terá apenas os recursos: madeira, concreto e pregos. Com uma referência, é possível combinar esses materiais estrategicamente para criar a fundação, o teto e as paredes da casa.

Nossa estratégia de nuvem híbrida aberta, apoiada por nossas tecnologias open source, oferece uma base consistente para qualquer implantação em nuvem, seja ela pública, privada ou híbrida. Com a nuvem Red Hat, você alcança o sucesso em centenas de plataformas de nuvem pública certificadas, além de obter soluções para criar a própria nuvem privada. Tudo por meio de um sistema operacional padrão (como o Linux) com desempenho consistente em qualquer ambiente, uma plataforma de aplicações em container capaz de empacotar aplicações e transferi-las entre nuvens e ferramentas de gerenciamento e automação.

A Red Hat assegura a interoperabilidade, a portabilidade de cargas de trabalho e a flexibilidade de projetos open source nos ambientes empresariais de nuvem híbrida. Esses recursos são criados por milhares de desenvolvedores em comunidades que trabalham para conectar data centers a nuvens, incorporar infraestruturas a containers e testar recursos de segurança.

Leitura recomendada

ARTIGO

O que é gerenciamento de nuvem?

Saiba mais sobre as características do gerenciamento de nuvem e como uma plataforma específica para essa finalidade pode ajudar sua empresa.

ARTIGO

O que são serviços de TI gerenciados?

Serviços gerenciados são uma forma de transferir tarefas gerais para um especialista, de modo a reduzir custos, melhorar a qualidade do serviço ou liberar equipes internas para que possam realizar tarefas específicas da sua empresa.

ARTIGO

O que são serviços em nuvem?

Os serviços em nuvem consistem em infraestrutura, plataformas ou software hospedados por fornecedores terceirizados e disponibilizados aos usuários via internet.

Leia mais sobre cloud computing

Soluções Red Hat

Uma plataforma para virtualização de hardware que organiza esses recursos em nuvens.

Uma plataforma empresarial de aplicações em container Kubernetes com um stack completo de operações automatizadas para gerenciar implantações de nuvem híbrida, multicloud e edge computing.

Os consultores estratégicos da Red Hat fornecem uma visão geral da sua organização, analisam os desafios e ajudam a superá-los com soluções abrangentes e econômicas.

Conteúdo adicional

VÍDEO - THE SOURCE TV

O futuro da nuvem: a evolução das soluções cloud

Aprenda mais sobre a evolução e o futuro das soluções em nuvem com os especialistas da Red Hat

Ebook

Tecnologia nativa em nuvem e a nuvem híbrida: um guia estratégico

Treinamentos Red Hat

Treinamento gratuito

Red Hat OpenStack Technical Overview