Jump to section

Por que migrar sua infraestrutura virtual para a Red Hat?

Copiar URL

Esta é uma decisão que abrange muito mais do que a infraestrutura. Envolve o que sua infraestrutura pode fazer (ou não) para viabilizar as tecnologias que você deseja implantar. Significa escolher o software ideal para a situação ou avaliar os prós e os contras de cumprir um contrato de licença corporativo (ELA) cada vez mais caro.

Veja desta maneira:
imagine um arquiteto de TI criando sua infraestrutura baseada em tecnologia de virtualização proprietária. Quando sua empresa estiver pronta para adotar novas tecnologias, como nuvem híbrida e containers, estará limitada ao que é compatível com a infraestrutura virtual do fornecedor ou a alternativas que consomem muito tempo.

Os seus desenvolvedores montam um sistema projetado para o futuro, mas cada novo processo apresenta mais problemas do que o anterior. Para manter tudo em funcionamento, os administradores de sistemas passam boa parte do tempo no escritório, até nos fins de semana, solucionando problemas de falha de sistema ou implementando patches e atualizações. Nesse momento, você percebe que o próximo contrato de licença que assinar custará mais do que o investimento em soluções e produtos modernos.

Por outro lado:
a virtualização open source dá a você controle total sobre a infraestrutura e sobre tudo que depende dela. Assim, é possível modificar a infraestrutura para funcionar com qualquer fornecedor (ou sem nenhum). E não é necessário um ELA, pois não há código-fonte para proteger. Tudo é seu.

Ao contrário do que afirmam os fornecedores de TI, adotar novas tecnologias e processos nunca é rápido ou fácil. É um projeto de vários anos e que requer mudanças constantes. Cada melhoria realizada na arquitetura de TI é um avanço, mas você pode acelerar, combinando essas melhorias com processos ágeis e colaboração multifuncional.

Mas esta é apenas a primeira etapa. Melhorar a arquitetura de TI não é tão simples quando se está vinculado por contrato a um fornecedor que restringe o acesso ao código-fonte, o que é essencial para que tudo funcione do jeito que você precisa. O software que não permite o acesso ao código geralmente está associado a um ELA que impede você de trocar de fornecedor. Com isso, você ficará tão dependente desse software que aceitará pagar os preços inflacionados do próximo ELA. Isso pode reduzir os recursos que poderiam ser aplicados em tecnologias modernas como nuvens, containers e sistemas de automação, e pode afetar muitas áreas:

Headshot of CTO displayed in the video earlier on page

CTO

A visão de transformação digital da empresa está limitada aos recursos do fornecedor.

Headshot of Architect displayed in the video earlier on page

Arquitetura de TI

Acréscimos ao stack de TI devem ser compatíveis com a infraestrutura do fornecedor.

Headshot of Sys Admin displayed in the video earlier on page

Administração do sistema

Melhorias operacionais estão limitadas ao software do fornecedor ou do parceiro.

Headshot of Developer displayed in the video earlier on page

Desenvolvedor

Desenvolvimentos de TI são alternativas em vez de soluções inovadoras.

Suporte a todos os elementos do stack

Quando o ajuste da sua infraestrutura virtual não é suficiente, é necessário contar com um parceiro confiável que compreenda cada camada do seu stack de TI empresarial. Oferecemos software e suporte a todas as necessidades de TI empresarial, de infraestrutura a plataformas, de armazenamento a containers e de gerenciamento a automação. E, ao contrário de alguns fornecedores que oferecem tecnologias desenvolvidas por empresas distintas com diferentes centros de custo, interfaces de programação de aplicações (APIs) e equipes de suporte, nossas soluções são desenvolvidas em conjunto, para aprimorar as interdependências entre tecnologias essenciais:

  • Nossa plataforma de cloud computing é coprojetada com nossa plataforma de virtualização e sistema operacional. Assim, você pode migrar para a nuvem com rapidez ou realizar escala vertical e horizontal ao mesmo tempo.
  • Nossa plataforma de virtualização é baseada em máquina virtual baseada em kernel (KVM), que é parte da linha principal do kernel do Linux® desde 2007. Portanto, toda a estabilidade, consistência e compatibilidade do Linux é compartilhada com a camada virtual.
  • Todos os elementos compartilham as mesmas APIs e ferramentas de gerenciamento, o que ajuda a conectar sistemas, compartilhar informações e unificar o gerenciamento.

Com a implantação de uma infraestrutura baseada nas nossas tecnologias open source, é possível simplificar seu stack de TI e executar tudo que você quiser com (ou sem) qualquer software, fornecedor ou solução.

Nossa solução de migração da infraestrutura

Com a migração da infraestrutura virtual para as soluções da Red Hat®, é possível reduzir os gastos com infraestrutura. Isso proporciona mais oportunidades de investimento em tecnologias de desenvolvimento de aplicação avançadas, como nuvem híbrida, containers e automação. Nossa solução de migração ajuda você a definir um processo que começa de onde você está hoje e termina com uma infraestrutura open source capaz de solucionar problemas futuros. As três primeiras etapas do processo que ajudaram P.L. Ferrari & Company e outros clientes a reduzirem os custos de infraestrutura e de TI de virtualização, são:

Discovery session

A Red Hat Consulting documenta sua infraestrutura, cargas de trabalho e estratégia de migração exclusiva existentes.

Piloto de migração

Uma plataforma alternativa é implantada e operacionalizada para migrar várias cargas de trabalho piloto e verificar requisitos de grande escala.

Migração em escala

As cargas de trabalho são migradas em escala de acordo com a documentação informada pelas fases anteriores.

Os recursos do open source

Não é possível dedicar 100% dos negócios a uma infraestrutura, plataforma ou aplicação de um único fornecedor. No entanto, a infraestrutura virtual com base em tecnologia open source oferece controle total sobre todo o stack e tudo baseado nela. Isso permite que as aplicações e os serviços funcionem, independentemente do ambiente em que estão ou em que estão baseados.

Acreditamos que a tecnologia empresarial deva ser open source. Portanto, não hesite em examinar, modificar e aprimorar o código-fonte dessas tecnologias. Mais de 90% das empresas listadas na Fortune 500* confiam em nossos produtos. Isso significa que há muito pouco que você não possa fazer com uma infraestrutura baseada em soluções e tecnologias Red Hat.

*Dados de clientes Red Hat e lista da Fortune 500, junho de 2018

Leitura recomendada

ARTIGO

Diferença entre containers e máquinas virtuais (VMs)

Containers Linux e máquinas virtuais são ambientes de computação empacotados que combinam diversos componentes de TI e os isolam do restante do sistema.

ARTIGO

O que é uma máquina virtual (VM)?

Uma máquina virtual (VM) ou virtual machine é um ambiente de computação isolado, criado a partir da abstração de recursos de uma máquina física.

ARTIGO

O que é KVM?

As máquinas virtuais baseadas em Kernel (KVM) são uma tecnologia de virtualização open source que transforma o Linux em um hipervisor.